Teorias sobre o universo

Marcadores: , , ,


Como é dito na Teoria dos Paralelos existem várias formas de analisar o Universo. Ao longo do tempo, com os avanços tecnológicos, algumas destas teorias foram caindo por terra. Algumas delas foram genericamente aceites durante milhares de anos. A seguir apresentamos algumas das teorias que foram aceites ao longo da história, mas que com o tempo perderam apoiantes.


  • Pré-Socráticos séc. 6 e 5 a.C.

Os primeiros filósofos da Grécia tentaram elaborar várias explicações para o espaço. Para eles, o Anaximandro (espaço) surgira da água e os humanos descendiam dos peixes. O nosso planeta seria um disco achatado e flutuante circundado por tubos de névoa luminosa, com um circulo de fogo por fora (o sol).

  • Modelo Geocêntrico séc. 4 a.C.

Aperfeiçoando algumas ideias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido Criou um modelo geocêntrico do Universo. A Terra era o centro do Universo e tudo existente nele girava em torno dela. Aristóteles era um dos que morreu a acreditar nesta teoria.

  • Modelo Heliocêntrico sec. 16 d.C.

Copérnico, 2000 anos depois, baseado no Modelo Geocêntrico, sugeriu que o centro do Universo seria o Sol e não a Terra. Mais tarde Giordano Bruno acrescentou que o Universo não tinha limites (tendo sido morto por isso). Ainda mais tarde Galileu apoiante da teoria de Copérnico, livrou-se da morte quando negou este seu apoio.

  • Teoria do Big Bang séc. 20 d.C.

Baseando-se na teoria da relatividade, Lemaitre e Friedman propuseram o modelo finito do Universo, com constante expansão desde o inicio do tempo. Tudo teria começado com a explosão de um único átomo onde estava concentrada toda a matéria e energia existente.
Hoyle tentou ridicularizar esta teoria chamando-a de "grande estouro" (Big Bang). Este termo teve tanto sucesso que se tornou o nome da teoria.

  • Teoria dos Multiuniversos sec. 20 d.C.

Os problemas deixados pela teoria do Big Bang tentam ser explicados por esta teoria. Esses problemas são: O que existia antes do Big Bang e o que há fora do Universo.
Os defensores desta teoria afirmam que existem muitos Universos, espalhados pelo espaço infinito. Uns estão a nascer (Big Bangs) e outros a morrer (Big Crunchs).
Nestes Universos as leis da fisica podem ser totalmente diferentes das nossas dizem eles.

  • Teoria Ecpirótica sec. 21 d.C.

Esta teoria diz que tudo surgiu do choque de duas "menbranas cosmicas" numa quarta dimensão do espaço. O choque teria sido perceptivel para nós como Big Bang.

Vida Em Órbita

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...