Vantagens e desvantagens da liberação do uso de drogas no Brasil

Marcadores: , ,

Nesta última segunda-feira (28/05) a comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou a inclusão na lista de sugestões que será enviada ao Congresso a descriminalização do plantio, da compra e do porte de qualquer tipo de droga para uso próprio.

Estão entre as metas desta decisão diminuir o número de prisões equivocadas de usuários pelo crime de tráfico e a diminuição da criminalidade no Brasil.

Abaixo temos a notícia exibida pelo Jornal Nacional:


São muitos os argumentos que defendem a liberdade do uso de drogas. Como exemplo, temos este vídeo que aborda alguns deles:


Em oposição, algumas pessoas não aceitam este tipo de decisão e fazem criticas, citando lugares em que a descriminalização não combateu de forma efetiva o problema.
Abaixo temos um depoimento do senador Magno Malta citando estes problemas em Amsterdam e Lisboa:


Outros argumentos são facilmente encontrados na internet, mas qual será a forma mais eficaz de lidar com esse problema?

O Efeito Doppler e sua contribuição para astronomia

Marcadores: , ,

Você já se perguntou "por que o som da sirene da ambulância, ou o apito de um trem, muda depois de passar por mim"? O responsável por essa alteração no som é o chamado efeito Doppler.

No seriado The Big Bamg Theory, este efeito foi citado em um episodio em que o personagem Sheldon Cooper usa uma roupa representando o efeito Doppler para ir a uma festa e, provavelmente, causou curiosidade em algumas pessoas que acompanham a série.


"De que se trata esse efeito?"

Trago dois vídeos que explicam, de forma bem clara, como ocorre esse efeito e um exemplo de sua aplicação no campo prático.

O primeiro explica e exemplifica o Efeito Doppler:


O segundo é um trecho da serie Cosmos, apresentada pelo brilhante cientista Carl Sagan, apontando uma importante utilidade deste efeito:


Caso queira se aprofundar mais nas informações, facilito um pouco sua busca e deixo o link do Wikipédia.

Compartilhe a informação!

Entenda, de uma vez por todas, a teoria do Big Bang - História e Evidências

Marcadores: , ,

Ao contrário do que muitos pensam, a teoria do Big Bang não tem relação direta com a aparição de vida na Terra.


Esta teoria tenta explicar, através de evidências bem fundamentadas, a expansão (isso mesmo, expansão e não a criação) do nosso universo e sua forma observada hoje.

Trago abaixo um excelente vídeo sobre a história desta teoria e as principais evidências que temos para justificá-la e torná-la plausível. São 16 minutos que trarão esclarecimento e uma nova forma de enxergar a nossa natureza:


Além das evidencias citadas, temos também a aplicação do Efeito Doppler. Podemos entender melhor este estudo aqui.

É claro que, por se tratar de algo impossível de ser observado a curto prazo, essa forma de explicar a expansão do universo tem causado varias controvérsias, principalmente entre pessoas que cultivam o pensamento teológico e as que não possuem muita informação sobre o assunto. Mas vale ressaltar que: nenhuma parte da teoria tenta desacreditar ou invalidar qualquer religião, apenas busca explicar o desenvolvimento de um fenômeno natural.

Agradecimentos ao canal ddimensoes pela contribuição.

Pessoas demoram mais para envelhecer no espaço, revela estudo

Marcadores: ,

Como os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) estão se movimentando tão rápido, eles também estão envelhecendo um pouco mais devagar do que o resto de nós. Devido a um princípio da física conhecido como dilatação do tempo, depois de seis meses de permanência na ISS, os astronautas que voltam são um pouquinho mais jovens do que o resto de nós.
Mas antes que você compre uma passagem que o leve, literalmente, para fora deste mundo, entenda que isso que estamos falando não é exatamente uma fonte da juventude. Seus seis meses de esforços para reduzir o envelhecimento vão lhe proporcionar apenas 0,007 segundos de vida extra, de acordo com cálculos de um astronauta da ISS.

Mas essa não é realmente a questão que estamos tratando quando discutimos como os humanos envelhecem no espaço. Vamos começar com um resumo de como o processo de envelhecimento acontece na Terra. Até os cientistas descobrirem uma forma de nos tornar imortais, a maioria de nós passa pelo processo de envelhecimento. Isso geralmente envolve metamorfoses, como ossos se tornando frágeis, veias enrijecendo, músculos ficando ineficientes, articulações se endurecendo, intestinos ficando irritáveis, bexigas se tornando imprevisíveis, dentes se decompondo, visão diminuindo, pele enrugando e por aí vai.
Enquanto para a maioria das pessoas leva décadas para que elas realmente comecem a sentir os efeitos do processo de envelhecimento, os humanos baseados no espaço experimentam alguns deles em avanço rápido. Geralmente, os efeitos são reversíveis uma vez que o astronauta volta pra casa, embora às vezes algumas poucas mudanças possar ser permanentes.

A falta de gravidade é a principal causa dessas alterações intensas.A gravidade é uma das mais importantes forças que atuam na Terra, e ela desempenha um papel imenso na maioria de nossos sistemas corporais. Pegue os músculos como exemplo. Os músculos de pessoas mais velhas tendem a encolher e se atrofiar à medida que elas envelhecem e se tornam menos móveis. Os músculos dos astronautas reagem de maneira similar porque mal são usados. É por isso que os astronautas no espaço por períodos prolongados usam máquinas especiais de exercícios para ajudar a mitigar esse efeito.

Um processo similar acontece com os ossos. Depois de uma certa idade, as pessoas na Terra começam a perder massa óssea, geralmente a uma taxa de cerca de 1% a 2% ao mês. Como o sistema esquelético dos astronautas não precisa suportar seu peso, os ossos começam a diminuir a produção de novo material ósseo e a aumentar a quantidade de absorção do osso velho. Felizmente, seus sistemas esqueléticos voltam ao normal depois de um tempo passado em terra firme.

Embora eles digam 0,007 segundos, os astronautas ainda experimentam alguns dos sintomas de um processo de envelhecimento persistente. Pesquisadores estão trabalhando para descobrir a mecânica de por que essas mudanças ocorrem, bem como o que pode ser feito para evitá-las. Essa informação não só ajudará a tornar o voo espacial mais fácil para o corpo humano, como também ajudará a melhorar a vida na Terra.

Fonte:

Bicicleta voadora será lançada em breve

Marcadores: , ,

Em uma série de grande audiência na TV brasileira nos anos 1970, os heróis Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) percorriam o país em busca da realização do seu sonho: a construção de uma bicicleta voadora.


Eles nunca conseguiram voar em seu aparelho, mas os fãs da série agora podem se deleitar com um projeto com maiores possibilidades de realização.

Um consórcio formado por três empresas tchecas apresentou o conceito de uma bicicleta elétrica voadora, que a empresa planeja construir para entretenimento.

Segundo os projetistas, a bicicleta voadora será capaz de fazer voos curtos, a uma altura máxima de cinco metros.

A segurança será garantida desde que o voo seja feito "longe de cabos elétricos".

O projeto prevê uma potência de 47 kW, o que seria suficiente para levantar um ocupante de até 170 quilogramas.


Um ocupante que poderá até pedalar se quiser, mas a energia virá de baterias, que movimentarão os quatro rotores por um período entre 3 e 5 minutos, a uma velocidade de até 50 km/h.

A bicicleta mede 3,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 1,2 metros de altura, e deverá pesar algo próximo dos 85 quilogramas.


O primeiro protótipo da bicicleta voadora, que ainda está em construção, deverá ser apresentado em setembro durante uma feira de equipamentos na República Tcheca.

O consórcio reúne as empresas Technodat, especializada em projetos e engenharia, Duratec, fabricante de bicicletas, e Evektor, especializada no projeto de aviões.

Fonte:
Inovação Tecnológica

Papel eletrônico: futuro dos computadores flexíveis?

Marcadores: , ,

"Isto representa o futuro. Tudo será como ele dentro de cinco a 10 anos," entusiasma-se Roel Vertegaal, ao falar da sua criação, que ele batizou de PaperPhone.


A tecnologia é mais comumente chamada de papel eletrônico, mas Vertegall e seus colegas da Universidade Queens, na Grã-Bretanha, utilizaram-no para construir um pequeno computador, com funções semelhantes à de um smartphone.

O pesquisador, que apresentará sua invenção durante a conferência Computer Human Interaction, em Vancouver, no Canadá, no próximo dia 10 de Maio, afirma que o protótipo, o PaperPhone, é melhor descrito como um iPhone flexível.

"Este computador se parece, se comporta e é operado como uma pequena folha de papel interativo. Você interage com ele dobrando-o na forma de um telefone celular, inclinando seus cantos para virar as páginas, ou escrevendo sobre ele com uma caneta," diz o pesquisador.

A tela, de 9,5 centímetros na diagonal - 4 polegadas -, é fruto da chamada eletrônica orgânica, feita com a tecnologia de filme fino.

As primeiras telas flexíveis e de enrolar chegaram ao mercado em 2007.


Por outro lado, embora os primeiros circuitos integrados flexíveis já estejam em testes de laboratório, eles ainda não são capazes de sustentar todo o funcionamento de um computador, ou mesmo de um smartphone.

Assim, o que o pesquisador chama de um "iPhone flexível" é mais um protótipo que demonstra um conceito de interface, que poderia ser chamado de "navegação por dobradura", em lugar das muito mais confortáveis e responsivas telas sensíveis do toque - as opções são acionados dobrando-se a tela inteira para baixo ou para cima.

Um conceito interessante, que sofre das dificuldades próprias dos protótipos - o circuito ainda não é tão flexível quanto se poderia esperar. Além disso, o aparelho está mais para um computador rígido com uma tela semi-flexível anexa.

Durante a apresentação, está programada também a demonstração de um "computador semelhante a um relógio de pulso", segundo Vertegaal, chamado Snaplet.

Fonte:
Inovação Tecnológica

Você sabe quanto ganha um astronauta?

Marcadores:

Diga a palavra "astronauta" e você logo invocará as visões de heróis e feitos heróicos: Alan Shepard e Virgil Grissom concluindo com sucesso os voos suborbitário; John Glenn orbitando a Terra a bordo do Friendship 7 em um voo histórico de cinco horas; Neil Armstrong descendo a escada do módulo lunar na superfície da Lua; e Jim Lovell estabilizando a Apollo 13 após uma explosão.
Bom, a maior parte dos astronautas norte-americanos é funcionário público. E como tal, eles precisam participar de reuniões, ir a sessões de treinamento e escrever relatórios - como qualquer outro funcionário de escritório. Entretanto, possuem algumas habilidades específicas, exclusivas a seu trabalho. E eles desfrutam, embora raramente, de oportunidades de viagem e trabalho no espaço. Desse ponto de vista, você pode dizer que os astronautas são funcionários comuns do governo que precisam viajar muito, tanto pelo mundo quanto no espaço.

Espera-se que os astronautas civis permaneçam na NASA por pelo menos cinco anos; durante esse período são funcionários do governo federal. A promoção para a maioria desses funcionários baseia-se em um sistema de níveis de salário ocupacional ou "cargo". Uma classe geral (GS, sigla para general schedule) determina os salários para 15 cargos. Os funcionários geralmente ingressam no serviço civil federal no cargo inicial de uma determinada função e começam a progredir até chegarem ao cargo máximo para aquela ocupação. A classificação das remunerações dos astronautas civis vai de GS-11 a GS-14, com base na experiência e na formação acadêmica. Atualmente, um astronauta da GS-11 recebe inicialmente US$59.493 por ano; um astronauta da GS-14 pode ganhar anualmente até US$130.257.
Os astronautas civis podem escolher o plano de saúde e o seguro de vida; o pagamento do prêmio dessas apólices é compensado em parte pelo governo. Como todos os funcionários públicos, os astronautas contratados após 1º de janeiro de 1984 participam do FERS (Sistema de Aposentadoria de Funcionários Públicos Federais), um plano de aposentadoria de três fases que inclui previdência social, um fundo de pensão e um plano de poupança econômica opcional.

Os astronautas militares são nomeados para a NASA por um tempo de serviço especificado. Eles permanecem na ativa e recebem seus salários, benefícios e licenças como militares.

Fonte:
HSW

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...